Ricardo Pinto
É engenheiro agrícola (UNICAMP) e administrador de empresas (PUCCAMP), com Mestrado na ESALQ/USP em Gestão de Frota de Usinas.
É sócio-diretor da RPA, onde responde pelas áreas de Planejamento Estratégico Setorial e Mecanização/Transporte (Logística), além de ser o responsável geral pela Revista RPANews (ex-IDEANews) - - desde sua fundação em 2000. Também foi Conselheiro de Administração da Monteverde Agroenergética (usina inaugurada em 2009 pertencente à Bunge e à família Wallauer). Foi sócio-diretor do Grupo IDEA até 2008, quando houve seu split-up.
Coordenou diversos estudos sobre perspectivas da agroindústria canavieira brasileira para os próximos anos para Transpetro - subsidiária da Petrobras -, DuPont, Bayer, FMC, Valtra (AGCO), Glencore, Santal, dentre outras. Ainda coordenou a realização de mais de 40 estudos de viabilidade de implantação de novas usinas no Brasil, bem como a diligence agrícola de 40 usinas e grupos adquiridos nos últimos 4 anos. Coordenou o lançamento de diversos fluxogramas temáticos da agroindústria canavieira nacional, como: mapas de usinas do Brasil; fluxograma industrial para produção de açúcar, álcool e cogeração; mapas de usinas da América Latina; e fluxograma de produção de cana no Centro-Sul do Brasil. Iniciou sua carreira no Centro de Tecnologia da Copersucar, onde foi Supervisor de Controles Operacionais de Frotas Agrícolas.
Posteriormente fundou a ASSISTE, maior software-house de controles de frota do país, que respondeu pela implantação de sistemas em mais de 50 usinas/destilarias do Brasil em 11 estados. Também foi coautor dos softwares: SISMA (Sistema de Gerenciamento da Manutenção de Frotas), PUMA (Planejamento Otimizado de Frotas Agrícolas), SILCC (Sistema Integrado de Logística da Colheita da Cana) e PRACANA (Controle Técnico-Econômico de Canaviais). Tem 18 trabalhos técnico-científicos publicados, além de ter proferido inúmeras palestras e escrito vários artigos para a mídia escrita do setor sucroalcooleiro, além de ser o criador e moderador do Cana & Indústria, maior grupo de discussão do Linkedin sobre indústria da cana em língua portuguesa, com mais de 6.900 membros. Finalmente, hoje é Coordenador de Relações Públicas do GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar).